Consulado Honorário de Portugal em Santos - Histórico

Quinta, 23 de Outubro de 2014

imprimir

enviar

Histórico

Histórico O Consulado de Portugal em Santos, o segundo mais antigo do Brasil, historicamente já foi um dos mais importantes do país, em função do porto de Santos, que foi uma das principais portas de entrada de vários imigrantes portugueses ao longo dos séculos.

Desde de sua criação na segunda metade do século XIX, esta representação do governo de Portugal em Santos já teve atribuições de Vice-Consulado, Consulado, chegando a atingir o status de Consulado Geral onde respondia inclusive por importantes capitais, como por exemplo, Curitiba.

As atividades do Consulado, ao longo do tempo, variaram de acordo com os ciclos, iniciando pelas atividades relacionadas a emigração, baseada principalmente na emissão de documentos para o estabelecimento de portugueses no Brasil como carta de chamada, registro de casamentos, procurações, cédulas consulares, etc.

Atualmente os serviços mais procurados estão ligados a obtenção de dupla nacionalidade e documentos de viajem.

Histórico Hoje, apesar de ter o título de Consulado Honorário, o Consulado em Santos detém todas as atribuições de um Consulado de Carreira, ou seja, é competente para a prática de atos de registo civil, notariado, recenseamento eleitoral e emissão de documentos viagem.

O Consulado de Portugal em Santos funciona com uma estrutura de Consulado de Carreira e conta com uma equipe de 4 funcionários do quadro do MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros), 2 funcionários contratados e 3 estagiários.

Atende-se na Chancelaria do Consulado em média 80 pessoas por dia.

Atende-se em média 40 ligações telefônicas por dia.

Responde-se em média 20 e-mails de solicitação de informações diariamente.

Existe hoje na base de dados do Consulado Honorário de Portugal em Santos aproximadamente 33.000 cidadãos portugueses devidamente inscritos.

Desenvolvido por BS Online Internet - Web Solutions
© 2010 Direitos Reservados - Consulado Honorário de Portugal em Santos
Av. Ana Costa, 25 - 5º Andar - CEP: 11.060-001 - Santos - SP
Tel: (13) 3223-6674 / 3221-2337 - Fax: (13) 3221-3503
Email: consulado@santos.dgaccp.pt